Confira as recomendações e orientações para prevenção contra o Coronavírus (COVID-19) e cuidado aos moradores e colaboradores no seu condomínio.
O Coronavírus (COVID-19) afetou o mundo e chegou ao Brasil transformando a nossa vida, nosso trabalho e a nossa convivência nos condomínios. Surgindo várias dúvidas: como usar o elevador? Pode usar as áreas de lazer? E se algum morador contrair o coronavírus?
Reunimos um conteúdo que as entidades ligadas ao mercado condominial e o poder público divulgaram com as recomendações necessárias para diminuir o contato entre as pessoas e reduzir a velocidade de disseminação do coronavírus na população.
Nos condomínios, assim como em toda sociedade, é necessária a conscientização e a colaboração coletiva. Dessa forma, a atuação do síndico é essencial para comunicar as informações sobre a doença e dar as orientações gerais de prevenção aos moradores e colaboradores dos condomínios.
Confira algumas medidas que o condomínio deverá acatar para proteger seus moradores e colaboradores:
- Instalação de dispensers de álcool em gel (70%) nas áreas comuns.
- Fechamento das áreas de lazer para não permitir aglomerações de pessoas.
- Não permitir a realização de obras que não sejam emergenciais.
- Não convocar assembléias ou reuniões presenciais. Se o assunto for inadiável, realizar uma assembléia digital.
- Orientar os moradores por meio eletrônico, cartazes ou folhetos sobre higienização e convivência nas áreas comuns, como uso do elevador preferencialmente com uma única pessoa ou com pessoas do mesmo apartamento/ família. E a suspensão temporária do trabalho de diaristas e empregadas domésticas que não residam no trabalho.
- Casos positivos de coronavírus, devem ser informados a administradora para comunicar os demais moradores preservando a identidade do paciente e reforçando as orientações gerais de prevenção.
Adicionalmente há orientações específicas para os funcionários dos condomínios e terceiros também. Confira todas as recomendações divulgadas pela Prefeitura de SP no COMUNICADO COVISA – Recomendações de Medidas Não Farmacológicas para contenção da Covid-19 voltadas aos Condomínios Residenciais.
Confira também o comunicado que a AABIC – Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo divulgou no COMUNICADO – Deveres e Responsabilidades das Administradoras e dos Condomínios.
E o Secovi-SP – Sindicato da Habitação estruturou um informativo destinado às administradoras.
Tomando os devidos cuidados e recomendações com a colaboração de todos, vamos superar essa epidemia e retomar nossas rotinas preservando mais vidas.
DICA: Saiba como evitar aglomerações nos condomínios para o recebimento de cartas e correspondências distribuindo as correspondências em locais específicos para cada morador acessar com segurança e conveniência. Confira mais sobre nossas caixas de correio para condomínios.